Alienação, do latim alienus, segundo a sociologia, a pessoa alienada está alheia aos acontecimentos e aos fatos atuais e sociais ou não se reconhece como individuo produtor da história e, segundo a psicologia, a alienação seria o estado de total despersonalização do individuo, em que a consciência da realidade de torna fortemente diminuída.
Atualmente, o individuo alienado, enxerga a realidade de um certo fato, de uma forma totalmente errônea da que realmente é, não aceita opiniões alheias e apenas se preocupam com o seu interesse.
Um grande exemplo de alienação, em nosso contexto, seria aquela causada por certos meios de comunicação como a Rede Globo, em que certas noticias são manipuladas para se encaixarem nos "padrões apresentáveis" da emissora, impõe uma maneira comportamental totalmente nefasta, insistindo em sua normalidade e entre várias outras coisas que gradativamente está excluindo a população da realidade.
De uma certa forma, a alienação vem com a falta de curiosidade do individuo, que apenas com uma informação se contenta a assimila a sua vida, fica a reflexão.
Bom pessoal, esse foi o texto introdutório ao tema alienação, com o tempo irei escrever mais sobre a temática, abrangendo a diversas formas alienativas existentes na atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário